Pierre Lévy apresenta o projeto IEML

Pierre Lévy apresenta o projeto IEML. Filósofo quer resolver os problemas de operabilidade semântica e organizar o conhecimento coletivo. Veja entrevista exclusiva para o G1.

Assista ao vídeo: http://video.globo.com/Videos/Player/Noticias/0,,GIM1113590-7823-PIERRE+LEVY+APRESENTA+O+PROJETO+IEML,00.html

A linguagem se chama IEML ("metalinguagem da economia da informação" na sigla em inglês) e é totalmente artificial além de, segundo Lévy, seguir regras bastante estritas. Conceitos universais são codificados utilizando sequências de seis símbolos com significados primitivos. Por exemplo: o código *E:** significa "vazio". Os símbolos são organizados em grupos de três, e cada “camada” de informação reúne três grupos anteriores. Termos utilizados constantemente ganham abreviações, o que facilitaria a criação de frases.
Apesar da ideia revolucionaria, ele não está sozinho nessa seara. Um projeto do próprio inventor da web, Tim Berners-Lee, entre outros projetos pretende resolver esse problema de semântica da web.

Talvez não seja a língua que eu criei que será a base dessa revolução científica, mas haverá (na web do futuro) algo nesses moldes.
Pierre Lévy. Filósofo.

Existe até um editor da linguagem IEML, ainda em construção na versão 1.0, que pode ser baixado AQUI(tendo, inclusive, um manual em inglês).

Você está lendo um documento e identifica que ele trata sobre os conceitos ‘x’, ‘y’ e ‘z’. O computador será capaz de identificar que este documento está ligado a outros, e ajudará a filtrar, navegar e expandir seu acesso a conhecimentos correlatos.
Pierre Lévy. Filósofo.


Evolução do ciberespaço
Em entrevista por email, concedida ao site Webinsider, Lévy relata que nos últimos sete anos tem trabalhado em tempo integral na concepção da IEML, que tem a capacidade expressiva de uma linguagem natural e a vantagem computacional de ser também uma linguagem de programação. Os objetivos do filósofo são dois:
1- resolver o problema da interoperabilidade semântica, através da IEML, como linguagem de importância central para o tagueamento semântico;
2- resolver o problema da autorreferência da inteligência coletiva online, uma vez que se tornou possível rastrear o conteúdo semântico do fluxo de informação no ciberespaço quando o metadado semântico está no IEML.


Tela do IEML Editor

Tela do IEML Editor

Segundo o francês, o projeto de pesquisa IEML é complementar ao da "Semântica Web" (que permitirá que todo o conhecimento seja coordenado automaticamente por conceitos, e não mais apenas pelos links entre documentos), mas vai muito além, com objetivos bem mais ambiciosos. Haverá um livro em um ou dois anos, mas a linguagem em si mesma é mais importante do que o livro para explicá-la.
Exemplos de idéias expressas em IEML (usando o Editor de IEML):
(IEML) satafo sakafo => (inglês) computer scientist polititian
(IEML) satafo sakafo => (francês) informaticien politicien
(IEML) satafo sakafo => (português (uma projeção)) cientista da computação político


Análises estatísticas do IEML Editor

Análises estatísticas do IEML Editor

Hoje em dia, todos os dados sobre o comportamento humano podem ser reunidos no ciberespaço, o único problema é que ainda não temos a capacidade de explorar essas informações. Se alguém escreve um blog em chinês, eu não consigo ler, você não consegue ler e os programas de tradução automática, como do Google, não são muito bons. Portanto, não há comunicação.
Pierre Lévy. Filósofo.

http://blog.brasilacademico.com/2009/08/filosofo-cria-lingua-universal-para-web.html?

http://video.globo.com/Videos/Player/Noticias/0,,GIM1113590-7823-PIERRE+LEVY+APRESENTA+O+PROJETO+IEML,00.html

Nenhum comentário: